A beleza dos olhos cansados

Publié le 01-10-2018

de ARSENAL DA ESPERANÇA

Bom dia! Caros amigos, quero lhes contar uma das historias mais bonitas da nossa vida. Esta noite, junto a tantos amigos da Fraternidade, estivemos em uma vigília [em Roma] para a qual vieram centenas e centenas de pessoas. Elas rezaram conosco, escutaram e vi nos olhos dos meus amigos tanto, mas tanto cansaço! Puxa vida! Ver tanto cansaço nos olhos de meus amigos que, ainda assim, cantavam, tocavam, falavam... Pedi: "Senhor, por favor, não é possível que não nos dê uma força extra..." E então ela imediatamente chegou, meus amigos! "Pedi e vos será dado."

Mas por que estou dizendo isto a vocês? Porque me lembrei da oração que de vez em quando recito: que nos Arsenais, a cada dia, milhares de homens e mulheres encontrem esperança, uma cama, cuidados, conforto, alimento, dignidade e o sentido da vida. Estou rodeado por tantos “sim” fiéis, de olhos em que vejo uma luz e tanto, mas tanto cansaço. Remoí, repeti na minha cabeça essa oração e pensei: amanhã de manhã, no "Buona Giornata", pedirei a todos os meus amigos que ainda não são totalmente amigos do SERMIG “venham ao SERMIG, aumentem as nossas fileiras para que se tornem também vocês protagonistas de uma oração em que os seus olhos expressem tanto, tanto cansaço, mas, ao mesmo tempo, muitíssima, muitíssima felicidade porque fazemos os outros felizes”. 


Esta noite, ver centenas de jovens que rezavam e outros que descansavam em vista do encontro com o Papa* foi para mim um carinho na alma, e eu gostaria de compartilhar com vocês esse carinho, com vocês que não estavam lá, mas que estavam presentes conosco porque começamos a noite de vigília pensando no Brasil, na Jordânia, em todos os que estão viajando em ferias ou a trabalho ou por solicitação de alguma caridade que nossa família possa fazer. Gostaria muito, então, que a partir de hoje as fileiras dos amigos que querem dar a vida aumentasse. 

Obrigado, caros amigos! Nesta noite também nos lembramos de todos os amigos que sofrem, que estão doentes, de todos aqueles por quem prometemos rezar. Vocês estavam todos conosco nesta igreja São João dos Florentinos

Espero ver ainda, em muitos de vocês, muita luz e muito, muito cansaço e também muita, muita felicidade. Bom dia, lhes quero bem. Bom dia, lhe quero bem. E o bem, se é bem, é para sempre. O nosso é para sempre. Bom dia!


Ernesto Olivero
"Buona Giornata" de 12/08/2018 

* [Setenta mil jovens italianos anos participaram, nos dias 11 e 12 de agosto de 2018 em Roma, de dois eventos com a presença do Papa Francisco em vista do “Sínodo da Juventude”, programado no Vaticano de 3 a 28 de outubro].

O "Buona Giornata" é uma reflexão que parte do coração de Ernesto Olivero, fundador do SERMIG - Fraternidade da Esperança, e se dirige ao coração de todos aqueles que se inspiram na espiritualidade dessa Fraternidade. É uma reflexão que nos ajuda a procurar e a viver a Presença de Deus nos acontecimentos de cada dia. O seu estilo é o de uma família aberta ao mundo: como acontece em uma família, as questões são tratadas com uma linguagem simples e próxima. Por isso, nas palavras de Ernesto às vezes aparece sofrimento, às vezes alegria, às vezes um olhar crítico... Mas sempre em busca do "ponto de vista de Deus". Veja os outros "Buona Giornata". Ernesto Olivero escreveu muitos livros que se inspiram na “aventura” da Fraternidade da Esperança e dos Arsenais, entre eles: Deus não olha o relógio (Loyola) / Não batam: já está aberto (Loyola) / Unidos em favor da paz: diálogos com dom Luciano Mendes de Almeida (Loyola) / O sonho de Deus (Paulinas) / Palavras de Esperança (Paulinas).

Foto: SERMIG - Fraternidade da Esperança 

Ce site utilise des cookies. Si tu continues ta navigation tu consens à leur utilisation. Clique ici pour plus de détails

Ok