Ainda que não tenha coragem...

Publié le 06-11-2012

de ARSENAL DA ESPERANÇA

Mesmo com atraso, publicamos o conteúdo da fala de Ernesto Olivero no encontro “Damos voz à Palavra” da semana passada (terça, 30/10), no Arsenal da Esperança: 

Hoje de manhã, com o meu terço na mão, andei pelos corredores, pelo refeitório, pelos alojamentos, enfim, passeei um pouco pelo Arsenal da Esperança. Por um momento, fiquei observando alguns pedreiros trabalhando na reforma de um dos prédios e fiquei pensando: “Será que se dão conta de que estão construindo uma catedral? Ou apenas estão colocando tijolos e levando areia de um lugar para outro?”. 

E me voltava à mente a proposta que Dom Luciano me fez alguns anos atrás: “Ernesto, por que você não vem ao Brasil, em São Paulo, e começa um novo Arsenal na Hospedaria dos Imigrantes? Talvez tenha chegado o tempo do Sermig tornar-se, plenamente, ‘Serviço Missionário Jovens’...”. 

Lembro-me como se fosse hoje: o medo, o desafio, e depois o abandono a Deus. Aquela sua proposta certamente vinha de Deus, o tempo explicou tudo. Agora, depois de 16 anos, aquela proposta, a minha emoção, o meu medo, a disponibilidade imediata de Alberto, Gianfranco e Lorenzo e dos outros que foram se juntando, o que produziu?

Quanto sofrimento encontrado, quantas histórias restauradas, quantas vidas recuperadas nesta casa que acolhe! Quantos sacrifícios de brasileiros e italianos juntos tornaram-se comida, remédio, trabalho, oração, esperança para milhares e milhares de pessoas que foram acolhidas aqui como filhos de Deus!

Por que estou contando essa história? Porque tudo nasceu de uma proposta, de um SIM inicial e de outros SINS... Eu gostaria que a minha recordação de hoje suscitasse um SIM em alguém de vocês, um SIM que nunca foi pronunciado até agora e que pode produzir algo novo, algo que somente Deus conhece, mas que podemos imaginar, porque já vimos o caminho traçado até aqui pelos SINS pronunciados na Jordânia, no Brasil, na Itália e lá onde Deus quis.

Um SIM que possa ajudar o vosso caráter a se tornar como Deus quer: Senhor, faça de mim verdadeiramente aquilo que Você quer. Ainda que não tenha coragem, faça de mim aquilo que Você quer, ainda que não me sinta digno, faça de mim aquilo que Você quer.

Queridos amigos, que este novo SIM nos ajude a tornar a comunidade que Deus pensou, que está sonhando, que, por enquanto, está na Jordânia, no Brasil, na Itália, mas que poderá ir para a China, ao Afeganistão, à África e façamos com que tudo isso esteja, verdadeiramente, nas mãos de Deus.  

Ce site utilise des cookies. Si tu continues ta navigation tu consens à leur utilisation. Clique ici pour plus de détails

Ok