Comunidade italiana de São Paulo celebra na “Igreja da Paz”

Publié le 06-03-2016

de ARSENAL DA ESPERANÇA


Hoje, 6 de março, tivemos a grande alegria de participar da celebração em italiano na belíssima Igreja Nossa Senhora da Paz, na Baixada do Glicério. 

A celebração, que acontece todo primeiro domingo do mês, às 11h, neste último domingo foi presidida pelo Pe. Simone Bernardi, do SERMIG-Fraternidade da Esperança, e concelebrada pelo Pe. Eugenio, da Comunidade “Cenacolo-Associação São Lourenço”, de Mogi das Cruzes. 

A Fapib - Federazione delle Associazioni Piemontesi in Brasile e as Associazioni Piemontesi nel Mondo de São Paolo e de São Roque cuidaram da preparação da celebração, que contou com a presença de Michele Pala, cônsul geral da Itália em São Paulo e de representantes de várias associações italianas.

Essas missas começaram nos anos 80, quando a região do Glicério, Brás e Bexiga, eram redutos dos imigrantes italianos – a própria “Igreja da Paz” foi fundada em 1941 pelos Missionários da Pia Sociedade dos Missionários de São Carlos (mais conhecidos como Scalabrinianos), cuja principal finalidade era justamente a de assistir os italianos que emigravam para as Américas. 

Os missionários, que tratavam de organizar assistência religiosa e social nos vários núcleos coloniais italianos, em 1936 conseguiram a licença de abrir uma casa no Bairro do Glicério, onde foi levantada a atual Igreja dedicada a Nossa Senhora da Paz.

Hoje a região mudou muito e passou a ser habitada por pessoas de diversos países da América Latina, como Paraguai, Bolívia, Chile e Peru, mas também do Haiti e da África, por isso hoje, as missas e todo trabalho de assistência social, jurídica, econômica e psicológica desenvolvido pelos missionários, através da “Missão Paz”, se dirige, sobretudo, às pessoas provenientes dos países de imigração mais recente.  

Fotos de LUCA MEOLA 

Ce site utilise des cookies. Si tu continues ta navigation tu consens à leur utilisation. Clique ici pour plus de détails

Ok