O futuro é hoje

Publié le 28-10-2009

de ARSENAL DA ESPERANÇA

Para que serve comprometer-se em um mundo tão incoerente, onde há muitas lutas para conquistar mais poder, mais privilégios...? É uma pergunta que muitos se fazem e não é fácil encontrar as motivações... mais ainda se são os jovens a se fazer esta pergunta, aqueles que ainda acreditam que é possível lutar por um mundo melhor e pensam ter ainda o direito de projetar seu futuro. Olham-se ao redor e frequentemente tem medo daquilo que vêem. Olham para dentro de si e muitas vezes se refugiam na resignação, não se sentindo mais capazes de incidir na realidade para modificá-la. Nos Arsenais chegam muitas “histórias” de jovens que contam suas inquietudes e seus sonhos, mas também o pedido – às vezes claro, outras vezes implícitos – de serem ajudados a reencontrarem confiança e esperança.

Aquilo que vemos ao nosso redor é somente a ponta do iceberg, todavia estou convencido que justamente nos momentos de maior dificuldade devemos reforçar a convicção de que ajudar os jovens um a um, educá-los para o bem comum, para a legalidade, a democracia, a solidariedade, para a recusa da avareza e da corrupção continua sendo a melhor aposta. Mas precisa encontrar uma nova maneira de educar os jovens.

Um jovem que queira ingressar no mundo do esporte, se não estiver disposto a dedicar muitas horas por dia para treinar, talvez correndo atrás de uma bola, não encontrará nenhum treinador sério disposto a levá-lo em consideração. O mesmo método, a mesma disciplina, a mesma determinação deveria valer nos outros campos nos quais a aposta é bem mais alta do que um jogo: nos estudos, nos afetos, no trabalho, na vida familiar, nas relações sociais.

Fico me perguntando o que acontecerá daqui a cinco, dez anos, como será o mundo que estamos construindo com as escolhas e as decisões que estamos tomando agora? Qual futuro deixaremos como herança para as próximas gerações? Antes ou depois os homens do poder de hoje terão que deixar o lugar deles. Quem assumirá estes lugares? Eis o desafio. O futuro é hoje.

Se não nos deixarmos tomar pela paixão ou, pior, pela torcida por esta ou aquela expressão de poder, conseguiremos finalmente colocar a inteligência e o coração a serviço do bem comum, conseguiremos projetar e sermos incisivos também em campos “difíceis” como aquele da droga e do crime, que estão acabando com a vida de milhões de jovens. Quantos jovens devem ainda morrer, quantas vidas jovens devem ainda perder-se no nada, antes que nos demos conta que devemos fazer alguma coisa? Estou cada vez mais convencido que sobre este tema se pode fazer muito, sobretudo trabalhando sobre a consciência de que a droga mata, entendendo com a razão e com o coração que a droga é suja, que ela me compra, compra os meus sonhos, os meus ideais e acaba definitivamente com eles. Então nenhum jovem a comprará, ainda que fosse legalizada, porque entenderia que tem algo melhor pra fazer.

Se nós jovens teremos a força de não assistir os muitos programas de TV que falam de nós, mas que na realidade estão comprando nossas almas, o futuro já começou. Um mundo melhor é possível, vale a pena não desperdiçar a vida, procuremos não nos comprometer com nenhuma droga, porque a droga entra em você, te corrompe, te enfraquece. Nos momentos difíceis os altos ideais podem florescer de uma maneira maior. Nós estamos aqui para isso.

Ernesto Olivero (fundador do Arsenal e da Fraternidade da Esperança)

Ce site utilise des cookies. Si tu continues ta navigation tu consens à leur utilisation. Clique ici pour plus de détails

Ok